Profissional

Denise Dias é musicoterapeuta, pedagoga, psicopedagoga, especialista em psicossomática, em dislexia pela ABD, em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) pela UFSCar. Possui experiências no Creative Children Therapy, Children`s Health and Educacional Manegement Inc, United Cerebral Palsy of Miami, Jackson Memorial Hospital, Perdue Medical Center, todos na Flórida, Estados Unidos, com destaque no trabalho com crianças, adolescentes e adultos psiquiátricos, portadores de necessidades especiais e que sofreram abusos físicos e sexuais.

Ao longo dos seus estudos, participou de uma pesquisa com pacientes deficientes auditivos e desenvolveu uma pesquisa pioneira com pacientes em coma.

Devido à complexidade vivida pelas famílias e pessoas que se enquadram dentro do Espectro do Autismo, em 2013 Denise esteve no Autism Treatment Center of America (Sheffield, Massachusetts, Estados Unidos), incorporando assim, ao seu trabalho, o método Son-rise. No mesmo ano Denise foi a Havana, Cuba, apresentar o seu trabalho realizado com pacientes autistas e o uso de sucatas.

Seu princípio é estimular cada paciente de acordo com o que ele requer.

Denise Dias exerce o seu trabalho clínico com crianças, adolescentes e adultos, sempre envolvendo as famílias no processo de cura de seus entes através de freqüentes orientações. É conhecida pelas suas palestras em escolas, orientando pais e professores.

Seu espaço terapêutico possui duplo ambiente e foi criado de acordo com as suas convicções e o seu aprendizado nos Estados Unidos sobre um ambiente terapêutico ideal para o trabalho com um público predominantemente infantil. O espaço faz a criança sentir o aconchego necessário, favorece a curiosidade e a autonomia e estimula as funções cognitivas e motoras essenciais a um desenvolvimento pleno e integrado, além de fortalecer a auto-estima, peça chave para o bem-estar da saúde e equilíbrio global, tanto hoje, quanto no futuro.

Denise inovou o seu serviço trazendo dos Estados Unidos uma tecnologia assistiva que aumenta e melhora as capacidades funcionais das pessoas com deficiências, desenvolve a capacidade de expressão e da fala, além de oferecer inúmeros recursos para um desenvolvimento cognitivo mais completo.

Em todo o seu trabalho Denise prioriza sempre o desenvolvimento da autonomia de seus pacientes em relação às funções e requisitos básicos do dia-a-dia e em situações sociais onde o paciente é levado a colocar em prática toda a sua capacidade de interação e comunicação aprendidas no decorrer de todo o tratamento.

No que se refere aos problemas afetivos, comportamentais e psíquicos, Denise acredita que o momento ideal para tratar as pessoas é quando ainda são crianças; pois carregam menos experiências negativas e, como ela costuma dizer, enquanto ainda são… “projeto de gente”.

No tempo vago Denise está trabalhando na criação de histórias infantis, e reunindo em uma outra obra as suas idéias psicopedagógicas com o foco na alfabetização.