5 benefícios da música para os bebês

Jéssica Anjos JÉSSICA ANJOS ,FILHA DE ADRIANA E MARCELO 

 

É verdade que não é estritamente necessário estimular os bebês com música, mas segundo a terapeuta infantil, Denise Dias, mãe de Rafael, os pais que decidem fazer isso têm muitos benefícios para colher. “O estímulo deve ser algo natural e não forçado”, aconselha a especialista. Então se música for um amor da sua família, por que não usar isso em favor do desenvolvimento do seu filho? Denise contou para a gente 5 benefícios que você pode colher juntando o útil ao agradável!

1 Nossa voz e corpo são nossos primeiros instrumentos musicais

Muita gente ignora isso, mas é importantíssimo utilizar isso ao seu favor nos trabalhos musicais com os bebês. “Use sua voz e corpo e ensine isso para seu filho”, afirma Denise.

 

2 Vibrações ajudam

 “Muitas pessoas pensam que os bebês dormem no carro ou quando usamos aspirador de chão ou secador de cabelo só por causa do barulho. Não é apenas o barulho, mas as vibrações que esses aparelhos proporcionam”, explica a terapeuta. Segundo Denise, isso remete ao útero, então o uso de instrumentos e objetos que vibram são bons para o desenvolvimento dos bebês.

Fuja de sons muito estridentes, porque os bebês se assustam facilmente. Quanto mais próximo da data de nascimento, mais fácil eles se assustam. Os sons devem ser suaves e aconchegantes.

3 Conhecimento do mundo ao seu redor

O trabalho sonoro com o bebê é ótimo para seu desenvolvimento, porque dá a ele um conhecimento do mundo do lado de fora do útero. Através da música, ele percebe que existem outros sons e vibrações. Além, disso também ajuda a aguçar sua percepção auditiva.

 

4 Trabalha a relaxação

A música relaxa o corpo e a mente da criança. Quando você vai com seu filho ao shopping, por exemplo, ele tem contato com bastante barulho, após esse passeio uma música calma pode ajudá-lo a se acalmar.

 

5 Dá uma sensação de segurança

Principalmente quando o trabalho é feito com canções, quanto mais seu filho ouve você cantar aquela música, ele associa a canção a segurança. “Eu sempre canto para o meu bebê a música Primavera. Quando Rafael está nervoso ou assustado, assim que eu começo a cantar ele já se acalma”, compartilha Denise.

Denise também é autora do livro Produção Independente, na obra a terapeuta relata sua experiência em recorrer a um banco de sêmen, de um doador anônimo, para realizar o sonho de ser mãe.

book

Produção independente- Diário de  uma terapeuta infantil em busca da maternidade

R$ 29,90